quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tudo o que você precisa saber sobre o #DesafioDoGelo

A ideia maluca de postar um vídeo ou tomar banho de água com gelo na televisão é parte da Campanha do #DesafiodoGelo. 
A iniciativa, além de nos fazer dar boas risadas, tem o objetivo de divulgar e arrecadar fundos para financiar as pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Mas porque será que Bill Gates, Mark Zuckerberg, Justin Timberlake, Lady Gaga, Ivete Sangalo, Angelica, Grazi Massafera, Ana Maria Braga e Fátima Bernardes estão aderindo à campanha?

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença rara e degenerativa do sistema nervoso e está relacionada a um quadro de fraqueza muscular que geralmente acomete pessoas em torno de 50 anos, mas também está presente em pessoas mais jovens, normalmente a partir dos 20. Dos primeiros sintomas ao óbito, o paciente costuma viver cerca de três anos, com uma doença que, de maneira progressiva, irreversível e incurável, vai aos poucos atrofiando os músculos e deixando a pessoa incapaz de se locomover, se alimentar e até respirar sozinha.

Criada nos Estados Unidos, a brincadeira (#alsicebucketchallenge) desafiava a pessoa a doar cem dólares para instituições que apoiam o tratamento de pacientes diagnosticados e as pesquisas a respeito da doença ou tomar um banho de água com gelo. Com a adesão dos famosos a campanha foi modificada e agora todo mundo toma o banho e doa também: os vídeos não param de se multiplicar e as doações também não. A ALS Association, instituição que tem recebido as doações, declarou recorde de arrecadação desde que a campanha começou, no dia 29 de julho.

No Brasil, algumas instituições de apoio aos pacientes e à pesquisa estão sendo surpreendidas com a procura a respeito da doença e já começaram a receber doações. Os fundos são usados não apenas para financiar os estudos, mas também para ajudar os diagnosticados a conseguirem manter a ajuda médica que melhora a sua qualidade de vida e tenta diminuir a velocidade de evolução da doença.
 

A brincadeira continua e os famosos não param de jogar um balde gelado na cabeça. 
Se isso te incentivar e você se empolgar em jogar o balde de gelo na cabeça (e o vídeo no Instagram), não se esqueça de doar também! Para doar, basta entrar em contato com as Associações Regionais de Esclerose Lateral Amiotrófica, como o Instituto Paulo Gontijo e a Associação Pró-Cura da ELA.

Mais informações nos sites: 
www.procuradaela.org.br
abrela.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário